A-dos-Ruivos

Para a origem do nome desta aldeia não existe nenhuma certeza, no entanto origem Franca. Nos inícios do século XIV existem registos da presença de francos na aldeia de A-dos-Ruivos, estes não se encontravam de passagem, apresentavam residência fixa nesta aldeia. De facto o topónimo A-dos-Ruivos parece ligado ao povoamento Franco que aconteceu nesta região na segunda metade do século XIII, na dinâmica de povoamento após a reconquista cristã. Levanta-se a hipótese desta aldeia ter sido fundada por uma família de origem franca que terá vindo de um dos senhorios de Atouguia, Lourinhã ou Vila Verde dos Francos.

Á-dos-Ruivos

As notícias que nos chegam do século XIV caracterizam A-dos-Ruivos como uma aldeia essencialmente agrícola, contava com hortas, pomares, searas, mas as suas terras eram especialmente aptas para a vinha. As terras desta localidade eram por esse motivo muito disputadas por particularidades e instituições religiosas, como são exemplo o Mosteiro de Alcobaça, a Abadia de Santa Clara de Coimbra, a Igreja de Santa Maria de Óbidos ou mesmo a Igreja de S. Pedro do Carvalhal.

A aldeia, contava nessa época com lagares, adegas bem guarnecidas de equipamentos, currais, palheiros… A-dos-Ruivos tinha o seu porto, onde a ribeira desaguava no rio Bogóta, conhecido por Porto da Ribeira ou Porto da Ribeira da Várzea.

Em 1337 a população fundou uma albergaria e uma confraria, o que denunciava a passagem de um grande número peregrinos, caminhantes ou somente desprotegidos. Esta obra assistencial denominava-se Albergaria e Confraria do Espírito Santo da dos
Ruivos.

Nesta Aldeia encontrámos em 1527 uma grande diversidade de profissões, o que nos apresenta como indício de prosperidade, entre elas destacamos sapateiros, alfaiates, oleiros e até vassalos do monarca (pessoas contempladas com rendas reais). Os habitantes eram de várias proveniências, vinham de locais como Alenquer, Amoreira, Carvalhal, Baraçais, entre outros.

Nos finais do século XIV a aldeia possuía já uma Igreja dedicada a Santa Catarina, situada num local um pouco periférico, junto à Igreja ficava o Rossio de uso comunal, onde os moradores da aldeia costumavam largar os gados e onde se realizava uma vez por ano realizava-se uma feira de grande importância económica, ponto de encontro de mercadores e comerciantes da região em dia de Santa Catarina. Neste local há notícia de uma fonte onde as populações acorriam para ir buscar água de nome “Fonte Boa” ou “Fonte Santa”.

A história desta aldeia é feita das suas gentes ao ritmo do ano agrícola pautado pelas estações do ano. Com toda a certeza muitos mais episódios perdem-se nos séculos da sua história. Divulgamos alguns apontamentos, que não passam disso mesmo – pequenos apontamentos de uma aldeia cheia da freguesia do Carvalhal.

Deixamos para trás a Idade Média e Moderna, chegamos ao século XIX. Neste tempo de grandes mudanças, também nesta pacata aldeia se fizeram sentir ao ecos dessas convulsões.

Portugal sofreu grandes mudanças geo-administrativas que afectaram a freguesia do Carvalhal. Por decreto de 6 de Novembro de 1836, e por responsabilidade de Passos Manuel, as prósperas freguesias do Carvalhal e do Bombarral, até então pertences do termo de Óbidos, passam a integrar o concelho do Cadaval. Passadas duas escassas décadas, estas duas freguesias são restituídas ao concelho de Óbidos – 24 de Outubro 1855. Os moradores de A-dos-Ruivos não concordaram com esta decisão, bem como muitos outros moradores das freguesias do Carvalhal e Bombarral, que juntos mostraram os seu descontentamento através de um abaixo-assinado manifestando o desejo de regressar ao concelho do Cadaval, o que definitivamente não veio a acontecer.

Já no século XX, a 29 de Junho de 1914, funda-se o concelho do Bombarral que é constituído pelas freguesias do Bombarral, Carvalhal e Roliça.
A-dos-Ruivos integra assim este concelho, para o qual contribui com a sua história.

Referências: Carlos Guardado da Silva, A Bacia do Rio Real.
José Augusto Ramos, Bombarral e o seu Concelho.